Logo Genisis Logo Genisis Logo Genisis

Cura por radiação uv




Cura por radiação uv no seguimento gráfico

Nossa empresa, entre outros equipamentos e áreas de atuação, representa a GEW, da Inglaterra, a qual, há mais de 25 anos, fabrica sistemas de cura por radiação uv.

Esses sistemas de cura por radiação uv têm por objetivo, e como auxiliar fundamental, num processo de impressão gráfica, promover a cura, também, de forma popular, chamada de secagem, de tintas e vernizes, além de outros materiais.

O processo, de cura por radiação uv, consiste na utilização de uma lâmpada UV, desenvolvida especialmente para essa aplicação, um conjunto gerador de potência para a(s) lâmpada(s), conjunto de exaustão de ar, ou ainda, um conjunto de refrigeração por água, tudo a depender da finalidade do processo e ou características do sistema.

Basicamente, quando falamos de impressão, sobretudo para o seguimento de “banda estreita”, na fabricação de rótulos e etiquetas auto adesivas, a presença de um sistema de cura por radiação uv, hoje em dia, quase certa. Há anos, esse processo vem sendo amplamente utilizado nas máquinas impressoras, sejam de original nacional ou importadas.

A finalidade da cura por radiação uv é a polimerização da tinta que foi aplicada ao substrato no processo de impressão. As tintas, utilizadas no processo, são e foram especialmente desenvolvidas para essa finalidade. A lâmpada gera uma radiação com raios ultravioleta, e assim são denominados por conta do comprimento de onda de luz, ou seja, o espectro. Uma lâmpada UV apresenta um espectro, no processo gráfico, de comprimento de onda entre 254 a 365 nm (nanômetro).

Esse espectro, ou seja, determinado comprimento de onda de luz, faz com que a tinta, igualmente desenvolvida para essa aplicação, sofra o processo de polimerização, que é a passagem do estado líquido para sólido. E mais, essa tinta solidificada, deverá “ancorar” (aderir) sobre o substrato que está sendo impresso. De igual forma, o mesmo princípio se aplica para a cura de vernizes de acabamento, inclusive, utilizado no seguimento moveleiro para efeito de acabamento. Vale comentar, por oportuno, que essas tintas e vernizes, em sua fórmula, contém os chamados “fotoiniciadores”, componente sensível a luz e, especificamente, o que desencadeia o processo de solidificação da tinta. Assim, resumidamente, a cura por radiação uv, tem por objetivo promover a solidificação da tinta num processo de impressão. Há, sem dúvida, muita tecnologia desenvolvida para isso.

Nesse sentido, nossa representada, a empresa GEW, coloca à disposição do mercado, que existe de mais avançado em termos de tecnologia para a correta cura por radiação uv.

Estaremos à disposição.

Para saber mais sobre Cura por radiação uv

Ligue para (11) 3906-7381 ou clique aqui e entre em contato por email.