Uma Seladora de indução protege o seu produto
A proteção de um alimento, cosmético, medicamento ou qualquer outro produto que esteja acondicionado num recipiente rígido, seja ele em material plástico ou até mesmo vidro, pode ser feito via a selagem da borda da embalagem via aplicção de selo de segurança. Esse selo, ou denominado também como "liner?", tem a função de vedar e fechar hermeticamente o recipiente. Essa vedação impede que entre ar na embalagem, e com isso confere uma maior vida útil do produto, além de suas características. Para a realização dessa aplicação, há necessidade de utilização de uma Seladora de indução. Esse equipamento, que gera um campo eletromagnético, induz o selo de alumínio ao aquecimento, e com esse calor faz com que a material plástico, laminado ao alumínio, venha se fundir com a borda do recipiente. Ocorre, na prática, uma fusão do material plástico (polímero) com o material compatível da borda, boca, do recipiente. Isso faz com que se opere a vedação completa do recipiente. Podemos citar, entre outros exemplos, os frascos de maionese, ketchup, achocolatados e molhos para saladas, isso no seguimento alimentício. Assim, uma Seladora de indução é o equipamento indicado para conferir a embalagem uma total hermeticidade, fechamento.
A Seladora de indução evita entrada de ar, evita adulterações e vazamentos.
O que é uma Seladora de indução?
É uma máquina utilizada, como acima descrito, para vedar frascos e embalagens, não restrito ao ramo alimentício ou de medicamentos. A Seladora de indução permite aumentar a vida útil do produto por não permitir entrada de umidade, evita contaminações, adulterações e vazamentos.
Que tipos de Seladora de indução há no mercado?
Existem diversos modelos de seladora de indução. A empresa norteamericana, Enercon, representada no Brasil pela Lanin, dispõe em seu portfolio de modelo manual, semi automático e automático. E na linha para processo automático, dispõe, ainda de diferentes modelos em função das características da embalagem e velocidade de produção.
Para determinar qual é a seladora ideal é necessário consultar um profissional com expertise que saiba analisar as necessidades da empresa. A Lanin Comércio e Representações tem o know-how e disponibiliza em seu catálogo opções de seladoras a venda.
Seladora por indução manual – É uma possibilidade para pequenas empresas, pois a selagem pode ser feita uma a uma. É refrigerada a ar, economizando energia, tem a opção de indicar falta de selo, e também contador de embalagens já seladas.
Seladora por indução semiautomática ou automática – também é refrigerada a ar, é utilizada onde há um processo contínuo de selagem, com controle de velocidade. Tem fácil instalação e pode ser acoplada a linha de produção (esteiras).